Renata queria livrar-se da Timidez

Renata pensou muitas vezes antes de buscar ajuda. Na verdade, precisava tomar coragem, porque para uma pessoa tímida e introvertida como ela, esta atitude não é nada fácil .

A história de Renata é bastante comum de ser encontrada. Quando frequenta alguns ambientes sociais se sente desinteressante uma vez que fica mais quieta, ouve mais do que fala, sente vergonha de expressar suas opiniões e de se posicionar diante dos acontecimentos. Ao longo do tempo, a situação foi ficando mais difícil , principalmente quando ela ingressou na faculdade e começou a estagiar. Renata teve que abdicar da sensação de proteção e sair da zona de conforto. As entrevistas para estágio, os novos colegas e a cobrança dos professores se tornaram desafiadores demais para ela, que acabou se sentindo insegura e incapaz de realizar todas estas tarefas.

Quando Renata decidiu procurar um psicólogo ela estava com sua auto estima muito fragilizada, sentindo-se triste e desanimada. O processo psicoterápico foi lento, respeitando o seu ritmo e tempo interno. Aos poucos , o vínculo foi se fortalecendo e Renata passou a se compreender melhor , a entrar em contato com suas qualidades, a se valorizar .

A história da timidez e introversão de Renata seguiu novos caminhos : ela deixou de ver estas características como algo ruim, como um defeito a ser corrigido e encontrou novas formas de encarar e lidar com sua realidade.

A Psicoterapia foi muito importante para para o processo de transformação de Renata porque se apresentou como um espaço de escuta , reflexão e acolhimento. Lá ela se permitiu falar sem censura, sem medo de errar e acabou por descobrir aspectos criativos em si mesma e encontrar um jeito próprio de lidar com as diferenças

× Como posso te ajudar?